top of page

Bloqueando sites impróprios na empresa

Com o aumento da utilização da internet nas empresas, o controle do acesso à internet se torna essencial para manter a segurança das informações e a produtividade dos funcionários. Por isso, bloquear sites impróprios, nocivos ou fora do escopo de trabalho é uma prática cada vez mais comum.

O aumento significativo dos casos de empresas que tiveram seus dados confidenciais expostos ou sequestrados tem causado muitos prejuízos. Muitas vezes, um simples bloqueio a links maliciosos em e-mails poderia evitar os danos causados por incidentes de segurança ou ciberataques.

O desperdício do tempo dos funcionários em sites fora do escopo de trabalho é uma grande preocupação para os gestores. É comum que colaboradores utilizem a internet corporativa para atividades pessoais que não estejam relacionadas ao trabalho.


Essas situações podem ter várias origens, como o acesso a redes sociais, e-mails pessoais ou serviços de comunicação como WhatsApp ou Telegram. No entanto, o problema frequentemente ocorre devido ao acesso a sites de pornografia, entretenimento, compras, moda, games, streaming de música e vídeo, notícias, esportes, entre outros. Para ajudar os gestores, criamos este guia prático e simples que ensina como bloquear sites impróprios na empresa sem a necessidade de conhecimentos técnicos.


Editando arquivo "Hosts" diretamente no computador do usuário


Hosts é um arquivo que faz parte do sistema Windows, comumente utilizado nas empresas. Atráves dele é possível realizar o bloqueio de sites em em toda a máquina, independente do navegador que o usuário utiliza.

Para editar o arquivo basta abrir o "Bloco de notas" em modo administrador, cliquei no menu "Arquivo" e depois no submenu "Abrir".


Na próxima janela, acesse a pasta “Etc”, através do seguinte caminho “C:\Windows\System32\Drivers\Etc”. Coloque a visualização em “Todos os arquivos” para abrir o arquivo “hosts.


Com o arquivo aberto basta adicionar o endereço de IP 127.0.0.1 seguido do site que deseja bloquear, conforme a imagem acima. Dessa forma ao tentar acessar qualquer site adicionado a lista do arquivo "hosts" o usuário terá uma mensagem de erro no seu navegador.


Uma alternativa extremamente simples e gratuita de ser implantada é a edição manual do arquivo “hosts”, embora isso deva ser realizado em todas as máquinas Windows presentes no ambiente empresarial. Uma solução mais prática é a adoção de plataformas especializadas, como a Internet Segura, que garantem o bloqueio total em toda a rede de forma simples e eficiente.


Comments


bottom of page