O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, transformou a forma como pessoas e empresas realizam transações financeiras no país. Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o PIX tem proporcionado uma alternativa rápida, segura e eficiente aos métodos tradicionais de pagamento, como TED, DOC e boletos.
Ele é seguro?
Diretamente, o PIX tem se mostrado um sistema de pagamento rápido e eficaz. No entanto, existe um problema significativo que as empresas podem não estar atentas: o PIX depende de uma conexão com a internet para ser executado, pois é feito dentro dos aplicativos bancários. Muitos usuários podem não ter acesso ao 4G, obrigando a empresa a fornecer acesso à internet via Wi-Fi, o que pode criar uma grande brecha de segurança.
Qual o risco do usuário fazer PIX pelo meu WIFI?
Ao contratar uma conexão à internet para sua empresa, você realiza um cadastro junto ao provedor/operadora, no qual seus dados são vinculados a um endereço IP. Todos os horários em que o endereço IP é utilizado são mantidos em uma base de dados por cinco anos. Se ocorrer algum crime virtual, as autoridades competentes procurarão pelo endereço IP que realizou os acessos. Seu provedor/operadora fornecerá seus dados, e alguém pode aparecer à sua porta com uma ordem judicial!
Como fornecer WIFI com segurança?
Implemente controles de acesso baseados no cadastro de dispositivos, como telas de login em redes sociais ou um rápido cadastro realizado pelo próprio usuário. Isso impede que as informações sejam compartilhadas, pois são únicas para cada usuário.
Controle de Acesso
Através de plataformas de segurança, como a internet segura, é possível realizar o bloqueio de conteúdos e deixar a rede Wi-Fi disponível apenas para serviços específicos, como PIX ou uso de sistemas externos. Dessa forma, temos uma rede Wi-Fi que não gerará interesse por parte dos usuários, evitando assim o compartilhamento.
Troca da senha regularmente
Troque a senha do seu Wi-Fi semanalmente para garantir que os usuários que já utilizaram a sua rede não possam usá-la de forma indiscriminada após o pagamento.
Utilize uma plataforma de filtragem
Você pode utilizar plataformas de filtragem ou popularmente conhecidas como Firewall para realizar o controle e bloqueio de usuários, umas das mais conhecidas e gratuitas é o pfSense e a plataforma Internet Segura que apesar de ser paga tem versões enxutas e bem acessíveis, dessa forma se ocorrem violações ou fraudes online você terá uma base de dados para se resguardar de possíveis ações judiciais de quebra de sigilo, poderá informar qual usuário utilizou sua rede nos dias e horários solicitados.
A prevenção sempre é a melhor saída pra evitar um possível transtorno incomparavelmente maior!
Comments